30 MAR 2021

          


            Foi lançado nessa semana o Elefante Elegante, um programa de rádio que está sendo disponibilizado na internet com a finalidade de difundir a produção musical potiguar (ou ao menos parte dela). Inicialmente previsto para ser distribuído em 4 arquivos de difusão (podcasts), o conteúdo deverá ser liberado com regularidade, em periodicidade que ainda está sendo definida.

Nessas primeiras décadas do século, com o incremento tecnológico que atingiu a indústria fonográfica, houve um aumento considerável no número e na qualidade dos estúdios de gravação, profissionais e amadores, tornando possível a criação das condições para aumentar o registro do vasto repertório produzido pelos potiguares. Desde então vem sendo realizados diversos lançamentos, com uma constância que mostra a força e a diversidade desse cenário, englobando intérpretes, compositores, arranjadores, instrumentistas, músicos e mais uma vasta equipe técnica, que juntos são a fonte dessa rica cadeia produtiva que é a própria música.

Para contribuir com a divulgação dessa produção e dar a esses artistas a visibilidade de que carecem é que nasceu esse programa, idealizado pelo compositor e músico Esso Alencar, que assina o roteiro e a direção, além da apresentação, dividida com a locução de Jota Marciano. Ambos já trabalharam no rádio convencional, antes de se dedicarem às suas atuais profissões.

“O programa foi pensado para compensar a falta de maior espaço para tocar a nossa música nas rádios locais, expandindo o alcance para o que a gente faz aqui”, diz Esso. Esta ação se soma a outras que ao longo de sua atuação já foram feitas com o mesmo propósito, como a coluna A Cena, publicada impressa em jornais da capital, e o Roteiro Musical Diário, disponibilizado eletronicamente.

Jota Marciano enfatiza que estão sendo produzidos a princípio 4 pilotos (protótipos) de uma hora de duração cada, onde estará presente uma significativa parcela do que vem sendo produzido pelos artistas potiguares. “Estamos aproveitando muita coisa que foi gravada aqui no Studium, mas também estamos abertos para receber material de outros interessados em tocar no programa”.

Os arquivos deverão ser enviados em mp3, entre 128k e 192k, com o título da faixa, os nomes do intérprete e a autoria, além de um pequeno texto com informações acerca da obra, a ser remetidos via <acena@bol.com.br>.

Para acessar o conteúdo, o ouvinte deve sintonizar em Audiorradio.