14 OUT 2012

 
 
 
 
No dia próximo dia 14, às 19h no Consulado Bar,
o cantor/compositor (cantautor) Esso vai apresentar dentro da edição de outubro do Circuito Cultural Ribeira o show Instinto Dissonante, o mesmo com o qual o artista lançou o CD Bossta Nova, há 5 anos, reeditando a versão de um trabalho que tem enfoque notadamente dirigido para a sonoridade que caracteriza principalmente a bossanova e o roquenrol, num misto cruzamento dessas duas importantes referências. Ambientadas nesse contexto, as composições que desfilam no repertório são moldadas por uma sincronia que inclui algumas das canções do seu disco de estreia, além de outras que apontam para direções distintas mas convergentes, enfatizadas dentro do mesmo conceito.
 
Instinto Dissonante destaca a riqueza harmônica dos acordes popularizados através da mpb, que aqui são lidos com uma naturalidade despretensiosa, conjugando ao sotaque sincopado a latência incisiva da guitarra elétrica, ambos amparados em texturas percussivas modernas e densas, criando atmosferas curiosas e envolventes.
 
O show enfoca sua trajetória musical através de suas próprias criações, e revela ainda as influências de dois dos mais sólidos pilares que dão sustentação ao cancioneiro nacional popular, casos de Raul Seixas e Renato Russo. Este último literalmente intitula o concerto, já que instinto dissonante é um fragmento de "Daniel na Cova dos Leões", presente na abertura de Dois, disco que projetou a brasiliense Legião Urbana há 20 anos. Quanto ao primeiro, indiscutivelmente uma das figuras mais marcantemente controvertidas do roq brazuca, para o qual foi escrita "Tolo de Ouro", numa saudação alusiva ao talento do inesquecível rei maluco.